7 alimentos vermelhos e roxos que protegem o coração

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Um cardápio rico em frutas, verduras e temperos antioxidantes é a pedida para prevenir infarto e outros problemas cardiovasculares.

1. Cebola roxa

Fonte de flavonoides, previne ataque cardíaco. Seus compostos de enxofre têm ação anticoagulante e diminuem os níveis de triglicérides, o que evita o entupimento das artérias. 

2. Pimenta vermelha 

É vasodilatador - bom para o coração e sistema circulatório. Ainda fornece vitaminas A, C, E e B6, além de licopeno, betacaroteno e betacriptoxantina -, que protegem contra o câncer de pulmão e de próstata. 

 3. Maçã vermelha 

Tem pectina - fibra que reduz os níveis de colesterol e evita a inflamação das artérias. A casca contém ainda polifenóis, antioxidantes que retardam o envelhecimento. 

4. Tomate 

Seu principal ingrediente é o licopeno, que diminui o colesterol ruim. Tem também boa quantidade de potássio e vitamina C, que garantem o bom funcionamento do coração. 

5. Cereja 

Os flavonoides protegem contra doenças cardiovasculares. Suas fibras e vitaminas A e C controlam os níveis de colesterol, previnem a arteriosclerose e defendem as células cardíacas da ação dos radicais livres. 

 6. Beterraba 

O legume baixa a pressão alta, minimizando o risco de infarto. Ainda tem ação anti-inflamatória e está cheio de antioxidantes excelentes para o corpo. 

7. Repolho roxo 

É repleto de vitamina C e antocianina, que afastam o risco de infarto e diminuem os níveis de colesterol.

 

Fonte: Daniel Magnoni, cardiologista e nutrólogo, do Hospital do Coração (HCor) de São Paulo